23 de abril, dia do livro

Ontem foi o dia do livro e passei mais tempo vendo filmes do que lendo.

Dei continuidade à leitura sofrida dos diários da Sylvia Plath e alguns capítulos de um dos volumes sobre Idade Média organizado pelo Umberto Eco. Além desses, tenho lido as cartas que Mário de Andrade escreveu para Drummond. É muito interessante como a teorização sobre a literatura e poesia toma conta dessas filosofias epistolares.

Fiquei pensando cá com meus botões quais seriam livros capazes de fazer com que as pessoas se interessassem mais por essa atividade tão superestimada e subestimada ao mesmo tempo (superestimada porque muitas vezes as pessoas pensam que podem se colocar acima dos outros porque leem e subestimada porque dá a impressão de que você só está perdendo tempo ali sentadinho numa boa).

Creio no poder dos contos de fada e dos livros destinados ao público infantil. Os contos de Andersen, As mil e uma noites e Alice no país das maravilhas (Lewis Caroll), entre outros. Lembro muito dos gibis e as histórias do Menino Maluquinho e também d’O recruta Zero.

Para quem realmente não tem o hábito de passar muitas horas lendo, uma boa forma de começar é por contos ou romances mais curtos. A metamorfose (Kafka), O estrangeiro (Camus), contos de Edgar Allan Poe, para os mais chegados em histórias de terror.

Particularmente, acho que a leitura se conecta a um momento muito pessoal. Essa é razão pela qual é tão complicado muitas vezes fazer com que alguém leia determinado livro e se sinta tocado por ele. Porque no fim das contas é essa a mágica esperada: a conexão, o par ação e reação, a resposta da folha ao ser e do ser até a folha.

IMG_4016

Foto tirada na Livraria Bertrand do Shopping da Praça de Touros, Campo Pequeno, Lisboa, Portugal ❤ 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s