Guerra e paz e Água viva

Rapidinho, dois comentários sobre livros maravilhosos!

Guerra e paz, Tolstói

Foi uma experiência muito legal ter encarado esse livro, pois o Tolstói é um ótimo contador de histórias. Segurar o leitor por 2490 páginas não é fácil! A obra tem seus pontos altos, porém fica evidente que o autor quer provar alguma coisa, isto é, ele quer cutucar o modo como a história é escrita, isto é, colocando nos ombros das personagens históricas toda a responsabilidade dos acontecimentos. Para isso, ele vai criar personagens que nem me marcaram tanto assim, e irão transitar em dois momentos de conflito entre França e Rússia. Guerra e paz ilustra que, por trás da imponência e ordem de Napoleão muitos outros eventos acontecem e isso escapa qualquer lei que a história tente encontrar. Ele forçou um pouco a barra no epílogo, fazendo uma segunda parte toda dedicada à exposição da ideia dele. Mas tudo bem, imagino que depois de duas mil e tantas páginas precisemos refrescar a memória.

(Copiado da minha review do Goodreads)

Água viva, Clarice Lispector

A Clarice tem a fama de louca, ok. Mas é preciso muita sagacidade para a loucura não ficar tosca. E não me digam que “ai clarice é horrível” baseados na leitura de frases soltas de facebook, por favor. Isso daí fica feio pra vocês.

Começando pela parte de que tirar uma frase de  um livro de Clarice é acabar com um organismo que se integra todo e Água viva é isso. Fluxo de consciência sobre palavra, sobre morte, vida, sobre natureza. Excelente. (Falei tudo e nada, ótchimo!)

Tchau-bye.

IMG_2932

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s