Você lê porque é cult ou é cult porque lê?

Eis a questão. Fico pensando na proliferação de blogs e vlogs sobre literatura e, pode ser coisa da minha cabeça, mas sempre desconfio que o mundo lá fora encara esse amor com certo desdém.

“Fulano lê tal coisa, mas não sabe fazer aquilo outro.”

“Tem esse monte de livros só pra pagar de intelectual.”

“Só lê best seller.” 

Bem, cada ser humano tem o direito de ler – e fazer o que quiser da sua vida. A Internet é a melhor/pior coisa de todos os tempos, pois coloca à mostra nossos anseios, paixões e dark sides e tais aspectos podem não ser tão bem recebidos por nossos amigos ou conhecidos virtuais.

A pergunta relacionando leitura e intelecto me incomoda faz tempo por um motivo: não quero ser a pessoa que fala sobre/ posta foto de livros o tempo todo só pra aparecer. 

As pessoas gostam de debater (“debater”) política, de tirar selfie, de vídeos de gatos e cachorros fofos e não há nenhum problema nisso. Mas se você curte livros, você quer parecer cult.

O problema nisso tudo é a equação leitura = sabedoria, a qual não se dá de forma direta, automática. Aliás, a leitura incansável ao longo desses últimos 8 anos me ensinou que nada é automático, determinado. As coisas sempre são complexas e reduzir relações complexas a meras equações matemáticas fazem o mundo ser como é (pessoas pedindo voz do povo através da intervenção militar é apenas um exemplo).

Eu leio porque acredito no bem que me faz. Quando um livro termina, parte de mim está revelada, pelo impacto que tal leitura me causou.

Vou seguir postando foto de livro e resenhas até sabe lá quando. Mas, em geral, gosto de todas as coisas bonitas da vida

até mais! 

Deixe um comentário

