Guerra e paz, volume 1: check

Há mais ou menos 1 mês dei início a uma leitura grande – em todos os sentidos – e hoje consegui terminar o primeiro volume.

Após ter lido Os miseráveis em pouco tempo, não achei tão impossível completar esse grande clássico do Tolstói. Obviamente trata-se de uma vibe muito diferente da história de Victor Hugo. O Tolstói é o que se pode chamar de um ótimo narrador. Apenas da metade do volume 1 para o fim consegui me aprofundar e entender algumas personagens. 

O segundo volume (Tomos 3, 4 e 5 na edição da Cosac Naify) começa bem diferente do primeiro, propondo uma reflexão sobre a necessidade da guerra e história. 

  

Até agora a descrição da vida pública na Rússia supera o relato sobre batalhas, que ocupa um lugar não muito longo no volume 1. Entretanto, há um momento em que Nikolai Rostóv precisa afastar-se das tropas para cuidar dos negócios da família e, segundo o narrador, o rapaz sente-se bem, em paz, no regimento e não em sociedade com todos os seus jogos e interesses.

Até o momento também tive a impressão de que o casamento é algo que diz muito a Tolstói, as obrigações, as fortunas que envolvem o matrimônio, o amor e a falta dele.

Quando eu acabar a leitura de todo Guerra e paz voltarei a falar dele com mais detalhes, até porque é muito cedo para dizer isto ou aquilo sobre ps personagens. Ainda faltam umas mil e poucas páginas, paciência! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s