Encerrando os trabalhos de 2014

Hey people,

Esse ano foi muito denso em matéria de literatura, em todos os sentidos.

Resolvi encerrar com uma releitura. No ano que vem, minha expectativa é criar mais coisas. Meus textos. Assim, retomei meus livros que falam especificamente sobre o tema. Nada melhor do que começar com Ray Bradbury em O zen e a arte da escrita.

O livro reúne 10 artigos, escritos entre 1961 e 1986, que abordam a escrita de uma maneira a  orientar a nossa carreira de escritores e também um pouco da experiência do Ray Bradbury com relação aos seus famosos livros Fahrenheit 451 e Licor de dente-de-leão, bem como seu trabalho no teatro.

Aprendi mais coisas com essa segunda leitura e vou seguir muitos dos conselhos que ele dá:

“Apenas isto: se você está escrevendo sem entusiasmo, sem prazer, sem amor, sem alegria, você é apenas meio autor.”

“Leia poesia todos os dias de sua vida. Poesia é bom porque exercita músculos que não são utilizados sempre. Poesia expande os sentidos e os mantém em forma.” 

Espero ter mais inspiração no novo ano, sei que as coisas continuam no mesmo ritmo, mas precisamos do ritual, da “quebra”, da celebração que é encerramento e fim.

O que eu gosto da leitura e na escrita?

O que me move, no fim de tudo isso, talvez seja o som da ficha caindo. Não importa se rumo a um final feliz ou algo que você nunca vai descobrir ao certo o que aconteceu. As entrelinhas são a parte excitante do que se conta. Talvez, escrever se assemelhe muito com a arte do desenho: para alcançar um objetivo da imagem, você precisa colorir algumas partes, escurecer outras e deixar sempre um espaço livre, para que ele também ajude a realçar cores e dar contraste.

Para pintar, para escrever, cantar e desenvolver qualquer talento, é preciso inspirar-se naqueles que você admira. Vou continuar segurando firma a mão dos autores que tenho acompanhado: Bradbury, Orwell, Borges, o anônimo das Mil e uma noites, Edgar Allan Poe, Kafka, Tchekov, Dostoievski, Charles Schulz, Drummond e tantos outros.

#escrever2015

#escrever2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s