1Q84 – Review completa

Copy paste lá do goodreads que define um pouco meu sentimento sobre o romance.

As quatro estrelinhas se referem a 1Q84 de um modo geral [as tais quatro estrelinhas correspondem a ‘really liked it’ no site de livrófilos]. No entanto, o terceiro volume, o qual deveria envolver a maior tensão no desenrolar da trama, a meu ver, deixou muito a desejar. Muitas e muitas passagens de devaneio absolutamente desnecessário. Enfim…

Como um todo, gostei bastante. O primeiro volume é simplesmente sensacional. Lança vários mistérios, aponta para direções louconas [lembra Neil Gaiman, como já falei aqui], tendo um bom segmento no segundo volume. Entretanto, é da metade para o final do segundo volume que a coisa perde a graça.

Poderia dividir o romance em dois momentos: o momento antes de Aomame encarar a sua mais importante missão e aquele depois dessa grande missão. Cumprida essa primeira parte, a narrativa perde um pouco o feeling, personagens que eram super importantes acabam desaparecendo [tipo o professor Ebisuno], uns com justificativa, outros sem a menor cerimônia [a amante do Tengo].

Mesmo assim, gostei muito da experiência e acho Murakami, a partir dessa leitura 1Q84, um bom escritor.

O que eu não disse no goodreads, mas já citei aqui no blog é a quantidade de referências que o livro traz. Tem de tudo: Tchekov, Proust, Shakespeare, por aí vai. Estranho é ter pensando que em um livro oriental eu fosse encontrar coisas mais orientais. Mas me deparei com uma narrativa do ocidente, mesmo.

O que não contei no post anterior é que estou lendo no Kobo A peste, do Camus. Mas prometi ler A visita cruel do tempo, da Jennifer Egan. Talvez comece amanhã…

Deixe um comentário

