Para estudiosos e fãs de Edgar Allan Poe

Hi again,

Uma vez que não me contentei em trabalhar com escritores contemporâneos e resolvi me meter em coisa trash (resumindo, arrumei sarna e não foi pouca coisa) é importante selecionar bem o tipo de material (nesse caso, todos os possíveis) que possam auxiliar naquele pequeno ensaio de 100 páginas que a gente entrega no final do mestrado, vulgo dissertação.

Bem, fiz de tudo para trabalhar com o Poe de alguma forma (já que eu não domino russo para estudar o Dostoiévski, né) e agora estou comprando tudo o que vejo pela frente contendo estudos, ensaios, comentários, críticas sobre ele. (como se isso fosse opção…)

Enfim, comento aqui duas edições ótimas que comprei pela internet, com preço acessível e úteis tanto para quem vai estudar o trabalho de Edgar Allan Poe mais atentamente ou só para conhecer (e gostar).

O primeiro livro que eu gostaria de salientar chama-se Poemas e ensaios- Edgar Allan Poe, da editora Globo, tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Posso dizer com certeza que essas traduções são confiáveis pois o Oscar Mendes é, digamos, “o” tradutor de Poe no Brasil. O livro contém 17 poemas e, como o próprio título diz, contém os ensaios: O princípio poético, o clássico A filosofia da composição, Análise racional do verso, Eureka e excertos de “Marginália”. Dentre os poemas traduzidos, são alguns deles, “Dream within a dream”, “Alone”, “Annabel Lee”, e o já aclamado “The raven.”

Esses dias, via sebo da estante virtual, comprei um Complete tales and poems of Edgar Allan Poe, da Penguin Editors. O estado do livro estava pior do que eu imaginava, mas contém praticamente todos os trabalhos de Poe, à exceção de “The philosophy of composition”, mas trazendo a peça Politian, que ficou incompleta. O lado bom é que essa é a edição para ser bem anotada e rabiscada no hard working que me aguarda.

Eis que encontrei no site da Saraiva uma edição super legal, intitulada The complete tales and poems of Edgar Allan Poe, da Barnes & Noble (NY). Ao contrário da outra, essa é uma edição super bonita, capa dura e páginas com acabamento prateado nas bordas, bem maneiro. Contém, obviamente, a poesia completa e todos os contos, inclusive o “romance” (aspas, pois não sei se Poe o chamaria assim) The narrative of Arthur Gordon Pym, o ensaio Eureka e excertos de Politian, deixando de fora os ensaios do escritor norte-americano.

Não vou linkar direto com os sites em que comprei, pois não quero fazer propaganda (mais do que já fiz) já que ninguém me paga para ficar falando bem aqui 😀

Só posso dizer que, para os aficcionados por Poe, vale muito a pena adquirir os dois volumes. Para quem quer apenas conhecer o trabalho dele, a  L&PM tem ótimas edições de bolso, inclusive a coleção de 64 páginas, com livros a R$5.

That’s all, folks. Não esqueçam que o novo CD da Aimee Mann está disponível para download (vide post anterior a esse). Imperdível também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s