O que a cearense não tem?

Depois de abandonar blogs por um tempo, retorno para resenhar um livro da Ana Miranda, intitulado Boca do inferno. Primeiramente, há de se mencionar que se trata de um romance histórico, isto é, uma narrativa contendo elementos históricos que precedem a história da autora em questão (mazá, eu aprendo algo em aula!) Nesse universo, Miranda (re) conta a história de Gregório de Matos, Padre Vieira, entre outros personagens que fizeram parte da Bahia do século XVII. Minha implicância maior com a autora é o fato dela explorar pouquíssimo o cenário baiano, além de mencionar muitos fatos através do discurso das próprias personagens, o que para mim, não serve como verdade.

Isso resulta em minhas poucas palavras sobre o livro em si. Gregório de Matos é retratado como o boca do inferno mesmo, libertino, liberto, sem papas na língua. Vieira tem ideias revolucionárias demais para um padre. Difícil seria contar o oposto.

Comparando a autora injustamente com Luiz Antonio de Assis Brasil, temos no escritor gaúcho um manejo da escrita sem igual. E é romance histórico também. No entanto, ele te convence a caminhar pelas ruas de Porto Alegre quando dos acontecimentos da rua do Arvoredo. Sem contar os outros artifícios da palavra que ele utiliza e deixa o leitor curioso e tantas vezes surpreso.

Não deve ser fácil escrever um romance, mas imaginar uma história diferente para uma história preexistente já significa meio caminho andado. E Ana, não ousa na imaginação.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O que a cearense não tem?

    • Ele é muito médio! Queria fazer o ensaio sobre ele, mas vou acabar ficando com o Cães da província. Na nossa atual situação, ou lemos coisas muito ruins (por obrigação!) ou muito boas. Meio termo é perder nosso precioso tempo! 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s